terça-feira, 20 de janeiro de 2009

À Mesa com Burle Marx



Fui em uma exposição aqui no Rio, no Paço Imperial, que reúne várias pinturas, projetos, estamparias e desenhos desse artista surpreendente de olhar apaixonante. A exposição é imperdível. Na saída quis um catálogo que ainda não estava disponível mas em compensação tinha um livro recém lançado com receitas do Burle Marx. Que surpresa agradável!

Burle Marx foi paisagista, pintor, escultor, ceramista, desenhista, designer de jóias, de cristais, de cenários e figurinos para óperas, tapeceiro, criador de azulejos, vitrais e estamparias. Foi barítono, falava sete idiomas e ainda por cima cozinhava maravilhosamente bem.

O livro "À Mesa com Burle Marx" mostra as toalhas que ele mesmo pintava e usava para forrar a mesa dos almoços memoráveis que dava para os amigos em seu jardim. Gostava de pintar de manhã. Gostava de omelete com pão e muitas vezes comia pintando.

As fotos dos do livro com os pratos que ele adorava comer trazem macarrão de palmito pupunha e peixe grelhado com molho de pitanga e pimentão. Em todas as cidades que Burle Marx passou gostava de descobrir qual era a fruta da estação e o mercado mais perto.

Brasileiro convicto do seu super herói, certa vez disse: "Macunaíma me ensinou mais pintura que muitos pintores". E apreciava o "Les Diners de Gala", de Salvador Dali com as receitas da mulher Gala.

Burle Marx chegou ainda a pensar nos capítulos do seguinte livro de receitas:

1- Antropofagia - Os Índios Canibais - Os Padres sendo comidos, o filho de Rockefeller Michel, devorado por canibais na Nova Guiné em 1961. Cristãos - Corpo (hóstia) e sangue (vinho) de Cristo;
2- Barroco: As moças de família nos Conventos - Baba-de-moça, toucinho do céu, papo-de-anjo etc;
3- República - A decadência - Banquetes com Cisnes, galeras de camarão etc;
4- Os Bolos Surrealistas dos Suburbíos - O sonho de virgem junto com almofadas com paisagem, igreja com noivos, cestos de flores, leques etc;
5 - O Gosto Contemporâneo: as latas vazias, sujas, enferrujadas e empilhadas.