terça-feira, 18 de agosto de 2009

Receita de Caracóis à Portuguesa


Caro amigo Celestino,
A Quinta de Mata Mouros é realmente muito bonita. Foi muito bom ter trabalhado para a família sempre muito gentil.
Vou publicar no meu blog seu e-mail. Obrigada!
No Brasil, não costumam comer caracóis, o que é uma pena! Eu adoro!
Terei que dar um pulo em Portugal de novo, em breve, para matar minha eterna saudade desses bichos saborosos!
Um grande abraço,
Rebecca


2009/8/18 CELESTINO MANUEL ABREU PINTO COSTA
Estimada amiga Rebecca
Permita que a trate assim
O meu nome é Celestino Costa,sou profissional na área de catering e em 2009 estive na Herdade de Mata-Mouros em Silves a fazer parte da equipa de catering ,que esteve a servir o jantar.
Como achei um sonho a herdade e apesar de não ter possibilidade de a ver na sua totalidade,resolvi através da net fazer a visita e qual não é o meu espanto que entre muitas coisas vi o seu lindissimo trabalho de arte culinário,e ao percorrer a informação ,verifiquei de que dizia que gostava de aprender a fazer os caraóis á Portuguesa
Daí a minha liberdade de a contactar e lhe enviar a maneira como faço os caracois na versão Portuguesa mas o mais natural possivel que tem feito as delicias dos meus amigos.
Votos que goste e possa adicionar ás suas receitas.


Eu costumo utilizar dois tipos de caracóis
Caracóis tipo canário,e caracois riscados
Normalmente costumo comprá-los na zona onde moro (Almada,no distrito de Setúbal)

Lavar os caracóis em várias águas até que eles fiquei limpinhos,de seguida deitá-los num tacho com água fria e colocar no lume baixo para que eles fiquei com o corpo saidos da casca,á medida que a água vai aquecendo lentamente pode colocar dois ou mais dentes de alho esmagados a murro,um pouco de azeite de boa qualidade,e quando a água levantar fervura deitar oas oregáos e o sal,deixar ferver mas com o lume brando até que ao retirar um caracol verifique que ele está cozido.deixar repousar um pouco e de seguida servir.

Toque pessoal.
Deitar só o sal quando a água começar a ferver senão os caracóis não saiem cá para fora,os oregãos também deve colocar após a água começar a ferver.
Quanto á quantidade do sal deve ser generosa a por até que cinta a água ficar um pouco para o salgado,
Para que os caracóis fiquem bons devem ser feitos pelo menos umas duas horas antes de servir,se por ventura náo tenha esse tempo e sejam para consumir quase de emediato á sua cozedura então deve aumentar a quantidade de sal.
Já agora um complemento final normalmente costumo servi-los acompanhado com o pão de mistura barrado com manteiga de boa qualidade e salpicados com oregãos indo ao forno até que fique torrado,servir quente é ver comer e pedir por mais.
Espero ter sido claro ao lhe dizer como eu faço e ao mesmo tempo, desejar-lhe um bom apetite na hora de os comer.
Se houver alguma dúvida no tipo de caracois diga que eu lhe mando umas fotos dos caracóis

Os meus respeitosos cumprimentos e sempre ao dispor
Celestino Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário