sexta-feira, 25 de maio de 2007

A Origem da Feijoada Brasileira



A história da feijoada é cheia de teorias diferentes. A mais romântica e difundida é de que teria sido inventada pelos escravos africanos ao misturarem as sobras das carnes dos senhores de engenhos no feijão. A outra é de que seria uma versão brasileira dos pratos tradicionais europeus. Existe ainda a terceira teoria de que teria nascido de uma receita criada em um restaurante no centro do Rio, portanto carioca. O debate é amplo e válido. Afinal, qual será a verdadeira origem do prato popular mais conhecido do Brasil? A resposta é simples: todas são verdadeiras. Mas ainda falta a quarta parte desta história, quase nunca mencionada, da participação dos índios.

Quando descobriram o Brasil, os cronistas portugueses da época escreveram que no Novo Mundo a alimentação dos índios era composta de feijões e favas. E os feijões eram pretos, diferentes do que se conhecia do resto do planeta. A farinha da mandioca e a pimenta malagueta, como o milho, são citadas e eram comuns entre os nativos mas ainda desconhecidas pelos europeus. Só depois foram levadas à África. Um ponto para os índios.

Nas referências históricas sobre o cardápio dos escravos, constatamos a presença do angu de fubá de milho, da farinha de mandioca, além do feijão temperado com sal e gordura, servido muito ralo, a ocasional aparição de algum pedaço de carne de vaca ou porco e punhados de farinha de mandioca. Alguma laranja colhida do pé complementava o resto, o que evitava o escorbuto, doença causada pela falta de vitamina C no corpo. Outro ponto para os escravos.

No entanto, é importante creditar as origens da feijoada a partir de influências européias. A mistura de feijões com carnes não era comum aos africanos e, sim, aos europeus. São históricas as receitas portuguesas que misturam lingüiças, orelhas e pé de porco ao feijão de vários tipos - menos feijão preto (de origem americana). Outros dizem que tem influência francesa no prato conhecido como o cassoulet que também leva feijão e carnes em seu preparo. Ponto aos europeus.

Já a primeira feijoada completa acompanhada de arroz branco, laranja fatiada, couve refogada e farofa - a combinação que conhecemos hoje - foi criada e ganhou notoriedade no restaurante carioca G. Lobo, que funcionava na Rua General Câmara, 135, no centro da cidade do Rio de Janeiro. O estabelecimento, fundado no final do século XIX, desapareceu em 1905, com as obras de alargamento da Rua Uruguaiana. Ponto para o Rio de Janeiro.

Portanto, como a cultura brasileira a feijoada é o resultado do encontro e da mistura de diferentes povos. Se estudarmos a origem de todos os ingredientes que compõem a feijoada, teremos a resposta à verdadeira história do prato. A receita tradicional inclui feijão preto, arroz, as carnes, farofa, laranja, couve, alho, cebola, louro e - importante não esquecer – da pimenta e da batidinha, composta de cachaça, açúcar e limão.

Bom apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário