quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Quando ficar em cima do muro é legal...

Berlim é bacana! Estamos vivendo no décimo quinto andar: de um lado o leste e do outro o oeste. Exatamente onde, há vinte anos, passava o muro de Berlim. Ficar em cima do muro é ótimo, pelo menos por um mês. Já conhecia a cidade antes, mas nunca tinha ficado tanto tempo.


A vista do meu apartamento: lado oeste e...

e do outro, o leste!

Ainda é verão mas as folhas começaram a cair e o tempo esfriou. De manhã o bom mesmo é ficar na caminha até o sol aquecer a cidade.

Apesar do clima, Berlim ferve. Aqui ou se vem para fazer política ou se vem pela cultura. Disseram para nós que 50% do PIB é da cultura. Espetáculo.

O visual alternativo com os muros pichados já virou uma estética característica da parte leste onde está a maioria das galerias de arte. Por fora aquele caos e por dentro tudo clean e design.

Temos comido fora quase todas as refeições. Para o almoço alternamos entre restaurantes ao longo do cruzamento de Friedrischstrasse e Linienstrasse . O preferido é vietnamita Xchin Xchin. Bom e barato como é anunciado à porta. Por sete euros se está muito bem. E olha que o preço subiu comparado com ano passado! Começamos com rolinhos de folha de arroz, camarão e legumes, acompanhado de um super molho leve e picante. Outra bela opção são as sopas. Depois segue um pato hiper crocante com molho de coco, amendoim, laranja ou shoyu. Tudo isso com arroz divino, legumes e cerveja Saigon. O restaurante é levado por uma família simpática que mal fala alemão. Mas a gente se entende.



Também curto muito o Al Dente. Um Italiano na esquina a seguir na Auguststrasse. O Franchesco, o dono, sempre acaba nos oferecendo uma grapa. Ele é muito gentil e a comida muito gostosa. Tem peixe grelhado inteiro ou fígado com sálvia, além da variedade de massas feitas pela casa. Preço varia entre trinta e cinquenta euros por pessoa. Fomos depois da vernissage do Cabot.


degustação de massas feito para mim especialmente...


Outro dia fomos ao bairro turco de Berlim. Tudo escrito em turco, com restaurantes turcos e mulheres passeando de turbante na cabeça. A turcolândia é muito divertida. Mas estávamos atrás de uma gastronomia mais sofisticada. Não rolou isso mas o bairro é hilário com comércio variado e ótimo para comprar produtos "export" (como chamam os piratas. por aqui).



Também tenho experimentado os restaurantes de culinária alemã. Enfim, logo vou publicar um artigo só com isso, até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário